terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Substratos para orquideas

Hoje estou aqui para falar com vocês sobre substratos.
Já disse que não sou nenhuma expert, e por isso, estou passando a minha percepção das pesquisas que fiz e de experimentos nos quais me aventurei.

CARVÃO VEGETAL
Esse mesmo que você está pensando. Aquele que você coloca na churrasqueira final de semana. Deve ser novo, quebrado em pedaços mais ou menos uniformes e não tão grandes. Sugere-se dar uma lavada, com jatos d’água, para retirar o excesso de pó.


Foto Google Imagens

CASCA DE PINUS
É bom, você encontra fácil, segura adubo, mas apodrece muito rápido e isso pode trazer prejuízo para as raízes da planta.

Foto Google Imagens


CASCA DE CAJAZEIRA
Além de ser difícil de encontrar, também se deteriora muito rápido por causa da umidade.

Foto Google Imagens


CASCA DE PEROBA
Pode ser utilizada como o pinus, no vaso, ou para plantar a orquídea em um pedaço da casca.

Foto Google Imagens

ESFAGNO
Veio para substituir o uso do xaxim. Por causa do uso indiscriminado e extrativismo ilegal e descontrolado, podemos incorrer no mesmo problema que aconteceu com o xaxim.

Foto Google Imagens

SUBPRODUTOS DO COCO
Casca, chips, fibras. Muito recomendado para regiões secas e quentes, pois seguram um pouco mais a umidade. Mas deve-se ter cuidado por ser um material rico em tanino e sal, por isso mesmo, tem que ser bem tratado antes do uso.

Foto Google Imagens

Acredito que não há um substrato perfeito para orquídea. Existe sim, o ideal para sua região, de acordo com clima, umidade, etc.
Podemos ainda utilizar de produtos que são fáceis de encontrar, dependendo da localidade. Reaproveitando esses materiais e ajudando também o meio ambiente: Caroço de cajá, de açai, casca de macadâmia.

Até a próxima!


terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Aquisições da semana

Fiz minha primeira visita (tenho certeza de muitas) a um orquidário aqui na Bahia.
Fui a um bem pertinho de Salvador, Orquidário da Bahia.
Fiquei louca com o espaço. É simplesmente fantástico!

Até meu marido que não entende patavinas de orquídeas, ficou encantado com o lugar. Principalmente pelas Cattleyas.


Cattleya labiata
Uma das que eu adorei, mas já estava vendida e eu não consegui identificar. Se alguém souber, por favor, deixa nos comentários que eu edito.




Essas foram as que vieram para casa comigo:

Denphal

Com botões para abrir
Oncidium sharry baby

Que linda minha "chocolate" cheia de botões


terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Pra viciar, é só começar

Eis que meu primeiro bebê chegou!
Adotei minha primeira orquídea, viva!


Não é linda meu bebê?


Me apaixonei por uma Phalaenopsis e a trouxe para casa. Sei que a responsabilidade é minha, mas espero contar com a ajuda de vocês para cuidar dela.
Antes de partir para a adoção mergulhei no mundo da pesquisa dos doutores: Google e Youtube.
Vi tanta coisa sobre substrato que quase fiquei zarolha, rsrs. Estranhei que no vaso onde ela está morando tem apenas chips de coco.


Essa flor da frente ainda veio em botão.

Moro em Salvador e vou dizer uma coisa: Pense num lugar quente! Será que é esse o porquê do tipo de substrato? Pelo pouco que aprendi, o chips de coco segura mais a umidade, e como aqui é extremamente quente e seco, vai ajudar minha queridinha.
O engraçado é que eu tenho alguns coqueiros no quintal, e na última semana danei a desfibrar as cascas que estavam entulhadas. Demolhei, fervi, lavei e coloquei pra secar. Agora é só picar e, tcharan! Olha eu fazendo meus próprios chips. Rsrs.
Pois é queridos, comecei e não sei se vou parar, aliás nem quero.
Beijo no coração de todos!

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Vocês conhecem a lenda da orquídea?

Na cidade chinesa de Anan, existia uma jovem formosa chamada Hoan-Lan.
Essa bela jovem tinha o hábito de se aproveitar de jovens apaixonados e depois desprezá-los, levando alguns deles ao suicídio.
Foi quando o deus da montanha, cansado de ver tantas vidas se perderem, decidiu castigar a jovem. Fez a moçoila se apaixonar pelo rapaz Muy-Say, mas este não lhe dava a mínima atenção.
Desesperada pelo amor de seu amado, Hoan-Lan implorou a ajuda do deus, mas não teve resposta. Quando estava voltando, encontrou uma feiticeira que ofereceu vingança contra Muy-Say em troca de sua alma. Perdida em sua paixão, ela aceitou o pacto.
Após alguns dias, viu Muy_Say se aproximar e correu ao seu encontro, mas quando estava para abraçá-lo, ele se transformou em uma árvore.


Imagem do Google

Hoan-Lan ficou ali, chorando, junto ao homem amado por muito tempo. Terminou por despertar a compaixão do deus que havia lhe castigado. Ele colocou o dedo em sua testa, a perdoou, e antes que a feiticeira roubasse a sua alma, transformou-lhe em uma flor. Concedeu que ela ficasse para sempre perto de seu amado.

Imagem do Google